16 setembro 2010

AGENDA DIGITAL

Projecto da UE coloca 200 000 computadores ao serviço dos investigadores europeus



 
Graças ao projecto European Grid Infrastructure (EGI), financiado pela Comissão Europeia, os investigadores da UE terão um acesso sustentável e contínuo à capacidade de processamento combinada de mais de 200 000 computadores em mais de 30 países europeus.

A Comissão contribui com 25 milhões de euros ao longo de quatro anos para o projecto EGI-InSPIRE, destinado a ligar a capacidade de processamento desaproveitada dos computadores e oferecer assim aos investigadores a potência de processamento necessária para resolverem problemas complexos no domínio do ambiente, da energia ou da saúde.
A EGI, a maior infra-estrutura de rede colaborativa de produção jamais criada para a eCiência, permitirá às equipas de investigadores geograficamente distantes trabalharem num problema como se estivessem no mesmo laboratório.
O reforço das infra-estruturas de investigação como a EGI faz parte da Agenda Digital para a Europa, a estratégia da Comissão para maximizar o potencial social e económico das tecnologias da informação e das comunicações (ver IP/10/581, MEMO/10/199 e MEMO/10/200).

Ler Mais em IP/10/1119