18 setembro 2010

SECTORES AGRO-ALIMENTAR E PESCAS


UE e Marrocos adoptam projecto de acordo
nos sectores agro-alimentar e das pescas

A Comissão Europeia adoptou um projecto de decisão sobre um acordo de comércio bilateral UE-Marrocos para produtos dos sectores agro-alimentar e das pescas. Será agora entregue ao Conselho e ao Parlamento Europeu para aprovação.

O acordo irá reforçar a posição dos exportadores europeus no mercado marroquino, nomeadamente os exportadores de produtos agrícolas transformados, representando um importante interesse «ofensivo» para a UE, onde se prevê que a liberalização total ocorra progressivamente ao longo dos próximos 10 anos, com excepção das massas alimentares, produto para o qual está prevista uma limitação quantitativa.
No sector dos produtos agrícolas, o acordo permitirá liberalizar imediatamente 45 % do valor das exportações do comércio da UE e 70 % em 10 anos. Os sectores das conservas alimentares, dos produtos lácteos, das oleaginosas e das frutas e produtos hortícolas beneficiarão plenamente da liberalização total. O sector das pescas será também liberalizado para os produtos da UE (91 % ao cabo de 5 anos e a totalidade no prazo de 10 anos).


Ler mais -> IP/10/1138
Publicado:- 18-09-2010 /20:26