Em DESTAQUE

JUVENTUDE em MOVIMENTO
INTENSIFICAR O APOIO AOS JOVENS

Cinco milhões de jovens europeus estão à procura de emprego. Muitos deles perderão oportunidades por falta de qualificações adequadas e de experiência.
A Comissão Europeia lançou o programa «Juventude em Movimento», uma nova iniciativa emblemática com vista a ajudar os jovens a adquirir os conhecimentos, as competências e a experiência necessários para conseguir o seu primeiro emprego.
A iniciativa «Juventude em Movimento» faz parte da nova estratégia «Europa 2020» e propõe 28 medidas essenciais com vista a adequar melhor os sistemas de ensino e de formação às necessidades dos jovens e a incentivar um maior número desses jovens a tirar partido das subvenções da UE para estudar ou frequentar um curso de formação noutro país. Tal permitirá aumentar a sua empregabilidade e o seu acesso ao mercado de trabalho.


Androulla Vassiliou, Comissária para a Educação, a Cultura, o Multilinguismo e a Juventude, declarou a propósito:
«As medidas que hoje apresentamos destinam se a aumentar a qualidade dos sistemas de ensino e de formação na Europa, de modo a que os jovens estejam devidamente equipados para o actual mercado de trabalho. O objectivo é reduzir o número de casos de abandono escolar precoce e aumentar o número de jovens no ensino superior, para que desenvolvam todo o seu potencial. Para poder prosperar, a UE precisa de mais jovens altamente qualificados, com conhecimentos sólidos e com capacidade de inovação



László Andor, Comissário para o Emprego, os Assuntos Sociais e a Inclusão, afirmou:

«Encontrar um emprego é a maior preocupação de milhões de jovens europeus. O programa "Juventude em Movimento" criará uma nova dinâmica a nível da UE e a nível nacional, para melhorar o apoio aos jovens, de modo a que possam encontrar um meio de subsistência e realizar os seus projectos

 

Chegou o momento de agir…

Actualmente, demasiados jovens saem precocemente da escola e muito poucos ingressam no ensino superior, o que põe em perigo as futuras competências existentes na Europa.

A iniciativa «Juventude em Movimento» terá um papel importante na realização dos grandes objectivos da estratégia «Europa 2020» no sentido de reduzir a taxa de abandono escolar precoce de 15% para 10% e de aumentar a percentagem de jovens no ensino superior ou equivalente de 31% para, pelo menos, 40% até 2020. As acções no âmbito desta iniciativa irão igualmente ajudar os Estados Membros a atingir os principais objectivos da UE em matéria de emprego (75%) ao longo dos próximos dez anos, com vista a garantir que os jovens disponham das competências necessárias para os empregos do futuro. Estudos da Comissão mostram que 35% dos novos empregos exigirão qualificações de alto nível, até 2020, e que 50% exigirão qualificações de nível médio.

A crise económica e financeira dificultou a entrada dos jovens no mercado de trabalho. O número de jovens à procura de emprego passou de 4 para 5 milhões desde o início da crise financeira, representando o desemprego dos jovens, na UE, cerca de 21%.

Estes desafios exigem uma acção concertada e uma forte coordenação das políticas económicas para identificar as medidas necessárias a nível da UE e dos Estados Membros. A Comissão ajudará os Estados Membros a conceber políticas de apoio às pessoas mais expostas ao risco de desemprego, a envidar mais esforços para incentivar os jovens empresários e a abordar os obstáculos jurídicos e administrativos à mobilidade do ensino e do trabalho.
Estudos independentes indicam que mais de 40% dos empresários dão importância à experiência obtida com estudos e trabalho no estrangeiro, o que não só permite aos jovens melhorar as suas competências linguísticas, mas também adquirir outras competências muito valorizadas. A Comissão já dispõe de uma longa tradição de apoio à mobilidade através das bolsas Erasmus, Leonardo da Vinci, Grundtvig e Marie Curie.



A iniciativa «Juventude em Movimento» tem como objectivo alargar as oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem a todos os jovens na Europa até 2020. A Comissão lançou uma consulta pública sobre o futuro dos seus programas de mobilidade pós 2013



Ver

http://ec.europa.eu/dgs/education_culture/consult/index_pt.html




Acções principais



A estratégia «Juventude em Movimento» inclui as seguintes acções específicas:



* Lançamento de um sítio Web dedicado à iniciativa «Juventude em Movimento», que constituirá um ponto de acesso único à informação sobre as oportunidades de estudo ou trabalho no estrangeiro, incluindo informações sobre as bolsas da UE e os direitos individuais. Este sítio basear se á em iniciativas já existentes, como o portal sobre oportunidades de aprendizagem no espaço europeu (PLOTEUS).

* Um projecto piloto «O teu primeiro emprego EURES» dará conselhos, apoio na procura de emprego e apoio financeiro aos jovens candidatos a emprego interessados em trabalhar no estrangeiro e às empresas, em especial às pequenas e médias empresas. O projecto será gerido no âmbito da EURES, rede europeia de serviços públicos de emprego, e estará operacional em 2011.

* Um painel de avaliação da mobilidade avaliará os resultados e medirá os progressos no sentido de eliminar os obstáculos jurídicos e técnicos à mobilidade para fins de aprendizagem.
* A Comissão estuda actualmente, em cooperação com o Banco Europeu de Investimento, a possibilidade de criar um mecanismo europeu de empréstimos destinado aos estudantes para apoiar os estudantes que pretendam frequentar um programa de estudos ou de formação no estrangeiro.

A Comissão publicará o resultado de um estudo para verificar a viabilidade de um sistema multidimensional de classificação internacional das universidades a fim de dar uma imagem mais completa e realista do desempenho do ensino superior do que aquela que é dada pelos sistemas de classificação existentes.

* A Comissão tenciona igualmente criar um cartão «Juventude em Movimento», que dará vantagens e descontos aos jovens.

* Um novo observatório europeu das ofertas de emprego proporcionará aos candidatos a emprego e aos conselheiros de emprego um sistema de informações sobre a procura no mercado de trabalho na Europa. O seu lançamento está previsto para o final deste ano.

* O novo instrumento da Comissão designado Instrumento de Microfinanciamento Europeu «Progress» vai prestar apoio financeiro para ajudar os jovens empresários a criarem ou a desenvolverem as suas actividades.

* Incentivará os Estados Membros a criar uma garantia para a juventude, a fim de assegurar que todos os jovens têm um emprego, seguem uma formação ou um estágio, no prazo de seis meses após a conclusão dos estudos.

* A Comissão proporá a criação de um passaporte europeu de competências, com base no Europass (CV em linha europeu), para que as qualificações fiquem registadas de forma transparente e comparável. Lançamento: Outono de 2011.



A iniciativa «Juventude em Movimento» será promovida através de uma campanha de informação a nível europeu. Serão realizados eventos especiais de apresentação em Budapeste, Hungria, em 8 e 9 de Outubro e em Bordéus, França, em 14 e 16 de Outubro.

Para mais informações:



Sítio «Juventude em Movimento»: http://europa.eu/youthonthemove  



Vídeo com uma entrevista aos Comissários Androulla Vassiliou e László Andor:




Comunicação sobre a «Juventude em Movimento»:



«Juventude em Movimento»: Resumo para o cidadão:




Proposta de recomendação do Conselho sobre a mobilidade para fins de aprendizagem:




Documento de trabalho dos serviços da Comissão: Resultados da consulta pública de 2009 sobre a mobilidade para fins de aprendizagem: